Se você tem um imóvel sem uso e que só dá despesa, esse é o momento de vender e ganhar dinheiro com ele. Por causa da pandemia, muita gente está de mudança, procurando imóveis maiores ou com mais condições de fazer home office, por exemplo. As pessoas passaram a valorizar mais as moradias.
“Se a pessoa tem um imóvel residencial e quer vender o outro, sem uso, pode ser o momento. O imóvel tem despesa, impostos, condomínio. Manter fechado causa um sério dano ao orçamento doméstico”, diz o presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, César Augusto Moreira Bergo.
Depois de ganhar dinheiro com a venda do imóvel, o economista aconselha investir o valor. “Buscar opções no mercado financeiro. Aplicação em renda fixa que não tem muito risco, fundos de investimento, CDB de um banco. Precisa ter disciplina para não gastar esse dinheiro, porque dinheiro na mão vai fácil”.
Bergo lembra que é bom dar um tapa no local antes de anunciá-lo. “É bom fazer aquelas reformas pequenas, necessárias para não desvalorizar. Uma pintura, por exemplo, detalhes que não custam muito e são importantes para a venda”.
Atenção às orientações para a venda
O advogado Brunno Brandi ressalta que a primeira providência a ser tomada para vender um imóvel é descobrir o quanto ele vale. Para isso, ele sugere que a pessoa procure um corretor de imóveis para avaliação do bem e assim ganhar dinheiro com a venda. Lembrando que o valor da taxa de corretagem padrão é de 6% do valor do imóvel, mas pode variar de acordo com o contrato.
“Uma vez ciente do preço, você precisa verificar se a documentação está regular. Peça uma matrícula atualizada no Cartório de Registro de Imóveis e tire as certidões negativas de impostos (IPTU ou ITR) e taxas (condomínio e marinha, se for o caso)”, cita.
O advogado pontua que a venda sem a assessoria de um corretor é extremamente trabalhosa. O corretor fica responsável não apenas por encontrar um comprador, mas pela verificação da regularidade da documentação do imóvel, negociação de valores e acompanhamento.