Mercado Imobiliário: onde estão as oportunidades no momento?

Mercado imobiliário – onde estão as oportunidades no momento? Essa é uma pergunta que muitas pessoas devem estar fazendo: tanto os empresários do ramo como os indivíduos que estavam se preparando para adquirir um imóvel.

Você deve se lembrar que 2020 começou com o “pé direito”: a expectativa era uma alta de 3%, colocando o setor como um dos principais da economia para este ano. Também, segundo o IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) da Construção Civil cresceu 0,3% em 2019 – a primeira alta desde 2014. Porém, essa confiança deu lugar a cautela. Praticamente a economia do país todo se prepara para o novo cenário que se desenha com o avanço da covid-19.

Então, o que podemos esperar do mercado imobiliário – Onde estão as oportunidades no momento?

Para responder essa e outras perguntas, a equipe da Revista ZAP em Casa conversou com a economista do DataZAP, Deborah Seabra, que explicou por que considera que vivemos uma crise diferente daquela que presenciamos alguns anos atrás.
1- De um modo geral, qual é a expectativa do Mercado Imobiliário para os próximos meses?

Acho que é importante deixar claro logo de início que a crise que acomete o mercado imobiliário nesse momento é de caráter bastante diferente daquela de alguns anos atrás. A expectativa com relação a este momento que estamos vivendo é de que o setor retome os níveis de atividade pré-crise com alguma rapidez após o fim da pandemia, uma vez que apresentava um comportamento crescente até o início do ano. Assim, nos próximos meses podemos esperar uma retração de moderada a forte no número de transações, tanto no mercado de compra e venda quanto no de locação, com impactos mais brandos nesse segundo setor. Em pesquisa recente feita pela DataZAP, os consumidores destacaram que a insegurança financeira era a principal razão para adiar a compra de um imóvel. Nesse sentido, a adoção de medidas por parte do governo que garantam a renda e a capacidade de pagamento do trabalhador no curto prazo são fundamentais para dar fôlego extra ao nosso mercado.

(Visited 75 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *